Criadores portugueses marcam presença no 14º Alkantara Festival

Criadores portugueses marcam presença no 14º Alkantara Festival

O Alkantara Festival regressa a partir de 25 maio a vários espaços de Lisboa e a edição deste ano, mantendo a sua vertente assumidamente internacional, conta com a participação de seis artistas nacionais que apresentarão as suas últimas obras: João dos Santos Martins, Sofia Dias & Vítor Roriz, Cláudia Dias, Gonçalo Waddington e Luna Pena.

João dos Santos Martins, vencedor dos últimos prémios SPA na categoria de dança com o espetáculo Projeto Continuado, apresenta a 27 e 28 de maio, juntamente com o coreógrafo francês Cyriaque Villemaux, o espetáculo Autointitulado (foto) no Centro Cultural de Belém (Box Nova).

A dupla Sofia Dias & Vítor Roriz encontra-se neste momento em residência no estúdio do Espaço Alkantara para preparar as suas quatro Performances para o Alkantara: Objetos (28 de maio), Escrita (29 de maio), Texto (4 de junho) e Voz (5 de junho).

Cláudia Dias estará entre 3 e 5 de junho no Maria Matos Teatro Municipal com Segunda Feira: Atenção à direita. O espetáculo, que se propõe recriar um combate de boxe de contornos claramente políticos, é o primeiro do ciclo Sete Anos, Sete Peças e conta com a participação do encenador espanhol Pablo Fidalgo Lareo.

Finalmente, a estreia mundial de O Nosso Desporto Favorito - Presente do ator, encenador, realizador, argumentista e produtor Gonçalo Waddington chega ao Teatro Nacional D. Maria II entre os dias 9 e 11 de junho. É a primeira parte de uma tetralogia em que o autor propõe uma “reflexão sobre a nossa evolução como espécie universal”, composta por um elenco de cinco talentosos atores: Carla Maciel, Crista Alfaiate, Pedro Gil, Romeu Runa e Tonan Quito.

A cantora, guitarrista, compositora e intérprete Lula Pena estará no São Luiz Teatro Municipal a 11 de junho para o concerto de encerramento do festival, onde apresentará músicas do seu novo álbum Archivo Pittoresco, a ser editado pela editora belga Crammed Discs no Outono.

Em breve será também anunciado o elenco português de Aqui há regras!, um projeto colaborativo dos Collectif Jambe à volta da construção e desconstrução de regras de jogos que começa com um workshop de 5 dias e culmina com duas apresentações públicas no D. Maria nos dias 10 e 11 de junho.Criadores portugueses marcam presença no 14º Alkantara Festival