Rabih Mroué

Riding on a Cloud

Imagens: uma surge, outra evapora-se. Muitas vezes ele não entende a relação entre uma e outra imagem. Precisa de alguém que o conheça bem e que lhe explique tudo, fazendo assim com que uma imagem estática ganhe movimento. Como funciona a memória quando as lembranças são como imagens estáticas, sem cenas do passado?

Rabih Mroué convida o seu irmão Yasser a desempenhar um personagem em tudo semelhante a si. Baleado durante a guerra civil do Líbano, e tendo perdido a capacidade de usar as palavras, Yasser começou a fazer vídeos como terapia - vídeos esses que agora se fundem em palco com as suas memórias reconstruídas, desenhando um retrato subjetivo dos desenvolvimentos políticos do Líbano. Riding on a Cloud revela a frágil construção de uma biografia, que ganha contornos entre a realidade política, as memórias, os fatos e a ficção.

Rabih Mroué (Líbano, 1967) viveu os horrores da Guerra Civil do Líbano, quando cada pessoa parecia construir a sua própria verdade dos acontecimentos. Essas história constituem material de autorreflexão e são o ponto de partida para muitas das suas performances, frequentemente reprovadas pelos censores libaneses.

FICHA TÉCNICA

Uma performance de Rabih Mroué
Escrita e dirigida por Rabih Mroué
Com a colaboração de Sarmad Louis
Com Yasser Mroué
Assistência Petra Serhal
Tradução Patrícia Azevedo da Silva
Com o apoio de Fonds Podiumkunsten, Prins Claus Fonds, Hivos & Stichting DOEN Agradecimentos especiais Lina Saneh,
Frie Leysen, Mroué’s family (Souad, Ahmad, Ammar, Ziad, Maha, Mazen, Nabil e Fatima Bazzi), Ahlam Awada, Samar Maakaroun, Janine Broud, Karma e Nadi Louis
Agradecimentos Hito Steyerl, Manal Khader, Eric Baudelaire, Paul Khodr, Lamia Joreige, Joanna Hadjithomas and Khalil Joreige, Fariba Derakhshani, Mohamad Hojeiry, Matthias Lilienthal, Ali Zuraik, Louis Family, Petra Serhal, Hagop Derghougassian, Ziad Mroué, Christine Tohmé e Ashkal Alwan

© foto Sommerszene Bernhard Mueller

ESTREIA NACIONAL

Teatro Nacional D. Maria II

Sala Estúdio

SEX 3 e SÁB 4 JUNHO - 19h

duração 65min

M12

12€

Em árabe, legendado em português e inglês


Outros eventos