Loading...

© Proton Theatre_Marcell Rév

© Proton Theatre_Marcell Rév

© Proton Theatre_Marcell Rév

© Proton Theatre_Marcell Rév

ESTREIA NACIONAL
Kornél Mundruczó / Proton Theatre [HU]
Imitation of Life
Um rapaz cresce no seio de uma família cigana, mas não se parece com ela - a sua cor de pele é diferente e a negação das suas origens pesa-lhe na infância. Tenta descobrir uma nova vida no anonimato da cidade, mas não encontra o seu lugar. O ódio por si mesmo impede a sua integração social e acaba por levá-lo a assassinar um jovem cigano, num elétrico. Será que escolhemos os nossos destinos, ou as nossas vidas estão predestinadas? Esta é a questão levantada por Kornél Mundruczó, na sequência deste crime violento em Budapeste, em 2015.

Em Imitation of Life os atores são os protagonistas engenhosos de uma história ficcional que começa quando um agente de execução chega para despejar uma mulher solteira do seu apartamento em Budapeste. Uma reviravolta inesperada impede-o de levar adiante o seu plano, vendo-se obrigado a examinar a sua própria consciência. Entretanto, torna-se claro que o apartamento degradado esconde segredos sombrios que novos inquilinos terão de enfrentar. Imitation of Life é um olhar lúcido sobre as contradições de uma sociedade, tanto na Hungria como para lá dela, onde todas as formas de discriminação triunfam diariamente.

Desde que Hard to be a God, uma produção da companhia Proton Theatre do húngaro Kornél Mundruczó, foi mostrado no Alkantara Festival, em 2010, o encenador e realizador húngaro tornou-se uma voz proeminente no cinema europeu contemporâneo com filmes como White God, Tender Son: The Frankenstein Project, Delta e a Lua de Júpiter, em antestreia nacional nesta edição do Alkantara Festival.

Não perca a ante-estreia do filme Jupiter's Moon de Kornél Mundruczó, a 3 de junho, às 21h30 (Miradouro da Capela de Santo Amaro).


Comprar Bilhetes

1–2 junho


sexta e sábado → 21h

Espaço de apresentação
Teatro Nacional D. Maria II
Sala Garrett

Duração
95 min

Preço
5€ a 17€

Classificação etária
M/14

Info
Em húngaro, legendado em português e inglês


Partilhar

Bio&nsbp;
Em 2009, o realizador e encenador Kornél Mundruczó e a produtora teatral Dóra Büki fundaram Proton Theatre, uma companhia artística virtual organizada em torno das produções independentes de Mundruczó. Além de preservar o máximo de liberdade artística, o seu objetivo é garantir uma estrutura profissional para as suas peças e projetos teatrais, produzidos de forma independente. Os seus espetáculos são sobretudo coproduções internacionais, incluindo como colaboradores frequentes o Wiener Festwochen, o HAU Hebbel am Ufer em Berlim, o Kunstenfestivaldesarts em Bruxelas, a Trafó House of Contemporary Arts em Budapeste, o HELLERAU em Dresden. Para além de produções encenadas pelo diretor artístico - nomeadamente The Ice (2006), Frankenstein Project (2007), Hard to Be a God (2010); Disgrace (2012); Dementia (2013); Winterreise (2015); Imitation Of Life (2016) - desejam fornecer um espaço para a realização das ideias dos membros da companhia. Neste espírito, foram criados os seguintes espetáculos: Last, dirigido por Roland Rába (2014), 1 Link, dirigido por Gergely Bánki (2015) e Findinf Quincy, dirigido por János Szemenyei (2017). Os espetáculos do Proton Theatre têm feito digressão por mais de 90 festivais ao longo destes anos, do Festival d'Avignon ao Adelaide Festival, passando pelo Singapore International Festival of Arts, pelo Bo:m Festival em Seul ou pelo Züricher Theaterspektakel.
Créditos&nsbp;
Atores Lili Monori, Roland Rába, Annamária Láng, Zsombor Jéger, Dáriusz Kozma
Set Márton Ágh
Figurinos Márton Ágh, Melinda Domán
Luz András Élteto
Escrito por Kata Wéber
Música Asher Goldschmidt
Assistente de Direção Anna Fehér
Direção artística Kornél Mundruczó
Produção Dóra Büki
Coprodução Wiener Festwochen, Vienna, Austria; Theater Oberhausen, Germany; La Rose Des Vents, Lille, France; Maillon, Théâtre De Strasbourg / Scène Européenne, France; Trafó House Of Contemporary Arts, Budapest, Hungary; Hau Hebbel Am Ufer, Berlin, Germany; Hellerau - European Center For The Arts, Dresden, Germany; Wiesbaden Biennale, Germany
Apoio Embaixada da Húngria
 Espectáculo anterior   Próximo espectáculo