isabel torres
Sozinha em palco está uma bailarina, vestida de fato de treino,
o tutu no braço. Conta-nos da sua vida diária na companhia
de bailado, mostra fragmentos de coreografias e faz comentários,
desvendando, no processo, a grande máquina que está por
detrás dos espectáculos que os bailarinos nos apresentam
noite após noite, mês após mês, ano após
ano. A bailarina anónima torna-se uma pessoa, com as suas
opções, as suas preocupações e os seus
sonhos: Isabel Torres.
A dancer enters the stage, dressed in a tracksuit, holding her tutu
in her arms. She tells us about daily life in the company, shows
fragments of choreographies and makes comments. Thus, she reveals
something of the grandiose machinery behind the shows the dancers
put on stage night after night, month after month, year after year.
The anonymous chorus dancer becomes a person, with her choices, her
worries and her dreams: Isabel Torres.
o samba do crioulo doido
O Samba trata da resistência do negro na história
brasileira e da importância do seu corpo na construção
de sua identidade. Samba, carnaval e erotismo constituem elementos
aos quais o corpo negro brasileiro geralmente é associado.
Dentro de um cenário composto por bandeiras brasileiras,
Luiz de Abreu constrói em cena imagens corporais reconhecíveis
e fragmentadas, questionando este 'corpo negro' objectificado.
O Samba contemplates the resistance of the
black population throughout Brazilian history and questions the
role of the body in the construction of identity. Samba, carnival
and eroticism are the constitutive stereotypes associated with
the “black
body“ in Brazilian culture. On a stage dominated by the Brazilian
flag, Luiz de Abreu demonstrates recognizable, but fragmented images,
in order to question the objectivation of the “black body“.
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